O Desafio Do Islamismo (1) Christian de Chergé e Mohamed
136 vues • 01/10/2009 • 40:20
… com o Padre Christian Salenson, padre francÍs, diretor do Instituto de ciÍncia e teologia das religiıes de Marselha (ISTR), que este filme nos permite entrar na originalidade da vida e do pensamento de Christian de ChergÈ.
Padre francÍs, Christian de ChergÈ era o orador da Comunidade dos monges de Tibhirine, monastÈrio cisterciense nos Montes do Atlas argeliano. Nos anos transtornados da ArgÈlia em 1996, ent„o o isl„ majorit·rio proclama que a ˙nica religi„o natural È o isl„, e recusa o direito de express„o de uma diferenÁa, sete destes monges s„o retirados e seq¸estrados durante dois meses antes de ser assassinados dia 21 de maio de 1996. Dois irm„os, AmÈdÈe et Jean-Pierre, sobreviveram ao drama. GraÁas a eles, Nossa Senhora do Atlas prossegue, n„o mais na ArgÈlia mas no Marrocos no monastÈrio de Midelt.
… pelo encontro com um amigo muÁulmano, Mohamed, que Christian de ChergÈ recebe sua vocaÁ„o de ser monge na ArgÈlia, no fundo do encontro com o isl„: durante a guerra da ArgÈlia, Mohamed, pai de dez crianÁas, o protege no perigo de sua vida em um acidente. Este acontecimento È decisivo para sua existÍncia, ele entende o chamado de se juntar com um povo, na ArgÈlia.
Ordenado padre em Paris em 1964, È na Abadia d'Aiguebelle que Christian de ChergÈ cumpre dezoito meses de formaÁ„o mon·stica antes de entrar no monastÈrio de Tibhirine em janeiro de 1971. Poucos crist„os e ainda menos monges, tomam ent„o o caminho de um encontro espiritual com os muÁulmanos. Vaticano II acaba de abrir as portas da Igreja CatÛlica reconhecendo ìque ela n„o rejeita nada do que È verdadeiro e santo nas grandes religiıes.î
Com estes irm„os monges, Christian de ChergÈ quer ser ëorador dentre outros oradoresí, no meio de vizinhos e de amigos muÁulmanos no qual ele partilha o cotidiano. … a partir de sua experiÍncia, que Christian de ChergÈ elabora um pensamento teolÛgico original que ele partilha em certo n˙mero de escritos, essencialmente das homilias, das conferÍncias, dados no perÌodo de doze anos durante os quais ele foi orador da Comunidade.
Neste filme, Christian Salenson, familiar dos escritos de Christian de ChergÈ nos partilha sua Ìntima convicÁ„o: este pequeno monastÈrio prec·rio numa ArgÈlia sufocada, È para nosso tempo, um sinal do EspÌrito proposto para todos.
Ce film est réalisé par la Communauté du Chemin Neuf via le réseau international de prière « Net for God ».
Pour plus d'informations : www.netforgod.tv
Pour nous contacter : netforgod@chemin-neuf.org
moins
